Musitas

Os musitas eram os descendentes de Musi, que era o segundo filho de Merari e, portanto, neto de Levi (Êxodo 6:19; Números 3:20; 1 Crônicas 6:1, 19). Merari foi o terceiro filho de Levi. Musi teve quatro filhos: Mali, Éder, Jerimote e um não nomeado (1 Crônicas 6:47; 23:21-23).

Como parte da família de Merari, os musitas tinham responsabilidades específicas no serviço do Tabernáculo durante as peregrinações no deserto. Eles eram encarregados do transporte das tábuas do Tabernáculo, suas barras, colunas, bases e todos os seus acessórios, bem como as colunas do pátio ao redor, suas bases, estacas e cordas (Números 3:36-37; 4:29-32). Essas tarefas eram essenciais para a montagem e desmontagem do santuário móvel de Israel.

Nos tempos do rei Davi, os descendentes de Musi foram organizados para diversas funções no serviço do Templo. Em 1 Crônicas 23:21-23, são mencionados os filhos de Musi e seus descendentes, indicando sua continuidade e seu papel nas tarefas levíticas.

O termo musita também aparece em contextos acadêmicos para se referir aos descendentes de Moisés.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário