Os piratonitas eram os habitantes da cidade de Piratom, localizada na região montanhosa de Efraim, que era também conhecida como “as montanhas dos amalequitas” (Juízes 12:15). A designação “piratonita” servia para identificar os naturais dessa cidade.
A Bíblia menciona alguns indivíduos notáveis originários de Piratom. Abdom, filho de Hilel, o piratonita, foi um dos juízes de Israel e liderou a nação por oito anos, sendo posteriormente sepultado em Piratom (Juízes 12:13-15). Benaia, filho de Hoidai, de Piratom, também é listado entre os valentes de Davi (1 Crônicas 27:14).
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica