Os quiteus eram os descendentes de Quitim, o terceiro filho de Javã (Gênesis 10:4; 1 Crônicas 1:7). Javã é identificado como o ancestral dos povos gregos ou jônicos. Portanto, os quiteus eram um povo com origens ligadas às regiões costeiras e ilhas do Mediterrâneo oriental, especialmente Chipre.
O nome “Quitim” é frequentemente usado na Bíblia para se referir a Chipre ou, por extensão, a outras ilhas e regiões costeiras do Mediterrâneo. Em algumas passagens, pode também se referir a povos marítimos ou a navios em geral.
Há menções de Quitim em contextos proféticos que indicam seu poder naval e sua possível participação em eventos históricos e conflitos na região. Por exemplo, em Isaías 23:1, 12, Tiro é lamentada como tendo cruzado para Quitim. Jeremias 2:10 menciona as “ilhas de Quitim”. Em Ezequiel 27:6, pranchas de navios são feitas de ciprestes de Quitim. Daniel 11:30 fala de “navios de Quitim” que se oporiam ao rei do norte.
Os quitim aparecem nas óstracas de Arade, indicando a presença de mercenários gregos no sul de Judá pré-exílico.
Essas referências sugerem que os quiteus eram um povo marítimo com influência na região do Mediterrâneo, possivelmente envolvidos em comércio e poder naval. Sua origem como descendentes de Javã os conecta ao mundo grego e às culturas do Egeu.
