Giuseppe Beretta

Giuseppe Beretta nasceu em 1853 no pequeno vilarejo Molina di Ledro, em Trento, região do Nordeste da Itália que na época fazia parte do Império Austro-Húngaro.

Muito pouco se sabe sobre ele e seus primeiros anos. Aparentemente, ele cresceu em um ambiente devoto e foi para um seminário para se tornar um padre católico romano, mas ele não recebeu suas ordens e deixou a Itália para viver nos Estados Unidos, onde testemunhou sobre o evangelho em uma congregação americana da Igreja Metodista Livre.

Um dia, enquanto ele estava orando na Igreja Metodista Livre foi tomado pelo Espírito Santo de tal forma que falava em línguas. Sem compreender o que se passava, teria sido levado à farmácia para receber socorros. Beretta orou para que não falasse mais em línguas.

Na Igreja Metodista Livre assimilou várias práticas de culto e doutrina de santidade. Esse grupo realizava reuniões domésticas (cottage meetings) e cultos, nos quais a pregação, a oração, os testemunhos e a chamadas dos cânticos não eram pré-determinados, mas esperados conforme o Espírito Santo guiasse.

Em Chicago em 1898 se tornou membro da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana, da qual mais tarde seria um dos diáconos. Nessa cidae entrou em contato com a família Menconi e Ottolini, as quais evangelizou. Formou-se um grupo de 18-20 pessoas que congregavam nas casas e Beretta, sentindo-se incapaz de tomar responsabilidade por tais novos crentes, encaminhou-os à Primeira Igreja Presbiteriana Italiana. Contudo, Beretta recomendou aos novos convertidos que não se filiassem formalmente nessa igreja.

Diferenças internas e étnicas levaram à saída do grupo que ele evangelizou, apelidado de “Toscanos”, pois a maioria vinha dessa região. Logo após isso, Louis Francescon, um dos secretários e presbíteros da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana, convenceu-o a se submeter ao batismo voluntário e por imersão. Beretta foi batizado por um americano pertencente à Igreja dos Irmãos de Plymouth em Elgin, Illinois. Na semana seguinte batizaria Francescon e outros.

O grupo formado ao redor dele alugou um prédio comercial sem denominação alguma e realizavam cultos na West Grand Avenue em Chicago. Beretta ordenou a Pietro Menconi e Pietro Ottolini como dirigientes e partiu de Chicago em missão evangelística para o Oeste do Estado de Nova Iorque. Ao saber do avivamento pelo Espírito Santo em Chicago em 1907, Beretta aceitou e este por algum tempo em Chicago.

Nos anos em que se seguiram Beretta foi em missão evangelística para Memphis, TN, depois para Syracuse, NY, onde morreu em 1923.

Embora nunca tenha se casado, seus familiares se converteram. Alguns de seus sobrinhos ocuparam o ministério em New Jersey, New York e Massachusetts.

SAIBA MAIS

Contato com Joseph M. Beretta (2003).

Toppi, Francesco. Giuseppe Beretta. Roma: ADI-Media, 1997.


COMO REFERENCIAR

ALVES, Leonardo Marcondes (ed.). Giuseppe Beretta. Círculo de Cultura Bíblica, 2021. Disponível em: https://circulodeculturabiblica.org/2021/07/14/giuseppe-beretta/ . Acesso em: 04 jul. 2021.

2 comentários em “Giuseppe Beretta”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s