Oseias

Oseias, filho de Beeri, foi um profeta do Reino do Norte (Israel). O nome significa “Yahweh salva”.

Teria profetizou durante a segunda metade do século VIII, próximo à época de Amós, durante o reinado do rei Jeroboão II (785-743 a.C.). Era um período de estabilidade para Israel, mas a Assíria estava começando a se levantar.

Seu casamento com Gomer e seus filhos são uma metáfora prolongada ou símbolo da infidelidade de Israel. Profetizando em uma época de prosperidade, não viu a queda de Israel

É um dos mais difíceis livros proféticos, com o hebraico muito difícil e às vezes parece um tanto obscuro. Junto de Amós é considerado um dos primeiros profetas literários, aqueles com livros, e um dos mais antigos livros a antigir sua forma canônica. No período persa ou helenista passou a integrar a coletânea dos Doze Profetas, a qual reúne os Profetas Menores.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

2 comentários em “Oseias”

Deixe um comentário