Fineias

Nome de três personagens bíblicos e de dois personagens d

(1) Fineias filho de Eleazar e um neto de Aarão (Êx 6:25; 1 Cr 6: 4, 50; 9:20; 1 Ed 8:2). Superintendentes do portão coratitas (1 Cr 9:20). Registrado como um ancestral de Esdras (Ed 7: 5); pai de Gérson (8:2), um dos chefes das famílias que voltou da Babilônia com Esdras.

Em uma passagem na jornada do deserto, em Baal-Peor em Moabe, um isarelita (Zinri) estava realizando atos sexuais ultrajantes com Cosbi, uma moabita. Uma pragua atingiu o acampamento e Fineias matou o casal com um golpe de lança. Seu ato foi tido como zeloso e recebeu a promessa de um sacerdócio por tempo indefinido para sua linhagem (Nm 25: 7-13; Sl 106: 30, 31; 1 Mac 2:54).

Fineias liderou os mil de cada tribo em uma expedição punitiva contra os midianitas (Nm 31: 6). Ocupou o sacerdócio concomitante com Eleazar (Nm 3:13, 21, 26, etc.).

Já em Canaã Fineias investiga um potencial caso de idolatria (Js 22:9-34) e participa da guerra contra os Benjamitas em relação ao caso da concubina do levita residente em Gibeá (Jz 20: 28). Última pessoa do Êxodo cuja morte foi registrada (Js 24:33).

2. O mais jovem dos dois filhos do sacerdote Eli (1Sm 1:3; 2:12). Junto do irmão Hofni morreu na batalha em que os filisteus capturaram a Arca, cuja notícia ocasionou a morte de seu pai e esposa no parto (1Sm 4:11-21).

3. Levita, cujo filho Eleazar ajudou a inventariar os tesouros do templo (Ed 8:33,34).

Além da Bíblia, dois outras pessoas com nome de Fineiais aparece em Flávio Josefo.

1. O último sumo-sacerdote antes da queda de Jerusalem no ano 70 d.C. (Josefo. Guerra Judaica 4.52.8)

2. O último tesoureiro do Templo de Jerusalém (Josefo. Guerra Judaica. 6.53.3).

BIBLIOGRAFIA

Kim, Y. “The Levitical Heptateuch and Phinehas the High Priest.” PhD diss., Graduate Theological Union, 2008.

Sellin, Ernst Sellin, “Hosea und das Martyrium des Mose,” ZAW 46 (1928): 26–33.

Loewenstamm, Samuel E. Loewenstamm, “The Death of Moses,” in From Babylon to Canaan: Studies in the Bible and its Oriental Background (Jerusalem: Hebrew University Magnes Press, 1992), 136-166.

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