A Grécia é a região montanhosa central da península dos Bálcãs, no sul da Europa. Na Antiguidade, o termo Hélade (Grécia) também incluía regiões costeiras da Ásia Menor e sul da Itália (a Magna Grécia).
Os gregos são um povo antigo com origens indo-europeias que se estabeleceram nos Bálcãs por volta de 2000 aC. Eles são famosos por suas realizações em filosofia, ciência, arte e democracia.
A Grécia teve uma história complexa, com períodos notáveis como a era minóica, micênica, clássica, o período helenístico e o Império Bizantino. Após séculos de domínio otomano, a Grécia conquistou sua independência em 1830, tornando-se uma nação moderna.
A Igreja Ortodoxa Grega é uma denominação ortodoxa autocéfala, traçando suas raízes até os apóstolos. Preserva uma rica tradição litúrgica e sacramental. As práticas da Igreja incluem ícones, incenso e canto, e sua doutrina enfatiza o papel da tradição, a importância dos sacramentos e a crença na Santíssima Trindade. A Igreja desempenhou um papel significativo na cultura, na sociedade e na política grega ao longo de sua história, além da preservação de manuscritos bíblicos e da Antiguidade clássica.
A Grécia é mencionada apenas em dois livros tardios do Antigo Testamento (Dn 8:21; 10:20; 11:2; Zc 9:13).
Na época do Novo Testamento duas províncias romanas, Acaia (ao sul, onde estavam Corinto e Atenas) e Macedônia (ao norte, incluíndo Filipos e Tessalônica). Paulo desenvolveu grande parte de seu ministério aí, bem como váriaso utras cidades (At16:9-18:18; 2 Co 2:12).