Hititas

Um povo desconhecido, traduzido como heteus ou hititas, é mencionado no Antigo Testamento. A descoberta da Hatti à capital do Império Hitita (Hattusa) ou a toda a região hitita, na Anatólia central revelou uma língua indoeuropeia com escrita cuneiforme. Embora esse império hitita não tenha alcançado o sul do Levante, passou-se a interpretar que fossem os mesmos heteus bíblicos.

Na Tábua das Nações (Gn 10:15; 1 Cr 1:13) Hete é o filho de Canaã e bisneto de Noé, e o ancestral epônimo dos heteus ou hititas. 

Os heteus testemunharam a compra da caverna de Macpela por Abraão de Efrom (Gn 23:6-18). Rebeca aborreceu-se com o casamento de Esaú com uma mulher heteia (Gn 27:46). Ezequiel chama a ascendência de Jerusalém como “teu pai era amorreu e tua mãe heteia” (Ez 16:3, 45).

As Leis hititas são cerca de duzentas leis inscritas em duas tábuas de argila em escrita cuneiforme na língua hitita, no reino hitita (1650-1180 aC).  Há algumas semelhanças com várias leis bíblicas sobre direito de família e moral. A lei 197 diz: “Se um homem agarrar uma mulher nas montanhas, é crime do homem, e ele deve ser morto, mas se ele a agarrar na sua casa, é culpa da mulher. Ofensa: a mulher será condenada à morte”. Cf. Dt 22:22-27. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: