Messias (do hebraico para “ungido”; em grego, traduzido como “Christos”, originalmente designava um líder judeu ungido com óleo como sinal de legitimidade, especialmente os descendentes do rei Davi.
Mais tarde, a palavra tornou-se ligada às esperanças de um novo governante de Israel. As expectativas messiânicas no final do período do Segundo Templo eram diversas. Por exemplo, alguns judeus esperavam um governante militar, enquanto outros esperavam um profeta ou a manifestação divina em pessoa (Targum de Isaías).
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica