Pérsia

Os persas são um povo indoeuropeu do planalto do Irã. Inicialmente várias tribos pastoralistas uniram-se aos medos, um povo aparentado, para formar um império no século VI a.C.

O Império Persa surgiu com as vitórias de Ciro, o Grande, quando os medos e os babilônios foram conquistados. O império durou até as conquistas de Alexandre, o Grande (ca. 330 aC). Os persas permitiram o retorno dos exilados judeus na Babilônia e a reconstrução da vida religiosa e nacional com certa autonomia. No auge, o império persa se estendia do Danúbio na Europa à Índia, da Ásia Central até o sul do Egito.

Nessa fase, também chamado de período aquemênida, pelo nome da dinastia, surgiu a religião persa monoteísta, o zoroastrismo. Ela crê em um deus supremo, no céu e inferno, na existência de seres espirituais bons e maus (anjos e demônios), um estado prístino de natureza, na contaminação da Terra pelo Mal, na vinda de um messias, na batalha final entre o Bem e o Mal, na ressurreição, no dia de julgamento, na restauração da vida no Paraíso (uma palavra persa, por sinal).

Os cristãos do século II viram no zoroastrismo um predecessor de Jesus Cristo. Justino Mártir, Clemente de Alexandria, Lactâncio e a Teosofia de Aristócrito mencionam as profecias de Hysthapes ou Oráculos de Vishtapas no qual teriam sido predito a vinda de Cristo, cujos sinais os magos interpretaram. No século XIII, o escritor cristão siríaco Salomão de Basra em seu Livro da Abelha 37 meciona certo livro chamado A profecia de Zaradosht concernente nosso Senhor. Nele, Zoroastro é identificado com Baruque, o escriba do profeta bíblico Jeremias e Vishtapas teria sido o pai de Dário. A profecia endereçada aos discípulos de Zoroastro — o rei Hystapes, Sasan e Mahamad — teria previsto o nascimento virginal, cruxificação, descida ao lugar dos mortos, ressurreição, ascenção e segunda vinda de Jesus Cristo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: