Os essênios ou essenos eram uma seita judaica que floresceu durante o período do Segundo Templo tardio (c.200 aC – 70 dC). Eles eram conhecidos por seu estilo de vida ascético, vida comunitária e adesão estrita às leis e práticas religiosas.
Há uma hipótese de que os essênios eram o grupo responsável pelos Manuscritos do Mar Morto encontrados nas cavernas de Qumran. Todavia, nenhum dos manuscritos autoidentifica o grupo como essênio. Embora não haja um consenso uniforme sobre a relação exata entre os essênios e a comunidade de Qumran, é geralmente aceito que ambos os grupos faziam parte de um movimento maior de sectarismo judaico durante esse período.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica