Em grego Αβγαρος, Abgaros (variantes Agbarus e Augaru). Foi um nome comum a vários reis de Edessa, na Síria. Segundo uma lenda, Abgar V enviou uma carta a Jesus pedindo-Lhe que o tratasse de uma enfermidade incurável. Jesus teria enviado-lhe um lenço com a impressão de seu rosto, o que o curou. Após a morte de Jesus, o discípulo Judas Tadeu foi enviado pelo apóstolo Tomé para visitar Abgar (Eusébio, História Eclesiástica, 1.13).
Apesar de lendário, a relação entre Edessa e os primeiros cristãos parece ser antiga, quiçá desde o século I.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica