Tabuletas de Alalak

As tabuletas de Alalak são cerca de quinhentas tabuinhas de argila da Idade do Bronze Final encontradas no sítio arqueológico de Tel Atchana.

Esse sítio foi a antiga Alalakh (hitita Alalach ou Alalak) uma antiga cidade-estado, no vale do rio Amuq, na atual província turca de Hatay, próximo à Antioquia e da Síria.

Alalak foi fundada pelos amorreus no início da Idade do Bronze Médio no final do terceiro milênio a.C. O primeiro palácio foi construído por volta de 2.000 a.C, contemporâneo da Terceira Dinastia de Ur. Na crise do século XII a cidade foi destruída e nunca reocupada.

O sítio arqueológico começou a ser escavado na década de 1930. Foram encontrados a Inscrição de Idrimi — a autobiografia de um rei pastoralista — além de outros textos acadianos de conteúdo jurídico, administrativos, contábeis, além de listas de palavras, presságios e conjurações.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Uma consideração sobre “Tabuletas de Alalak”

Deixe um comentário