União hipostática é um termo para resumir a união das naturezas divina e humana em Jesus Cristo. A palavra “hipóstasis” vem do grego e significa “pessoa”.
A doutrina da união hipostática é um dos fundamentos da fé cristã. Sua base nas Escrituras afirma que Jesus é ao mesmo tempo Deus e homem. Por exemplo, o Evangelho de João diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1). Também diz: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (João 1:14). Outras bases bíblicas citadas são Filipenses 2:6-11; Romanos 1:2-5; 9:5; 1 Timóteo 3:16; Hebreus 2:14; 1 João 1:1-3.
O conceito de Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem aparece de forma explícita como expressão na Carta de Ptolomeu a Flora, no século II.
A doutrina da união hipostática foi sumarizada pela no Concílio de Calcedônia, em 451. O Concílio declarou que Jesus Cristo tem duas naturezas, divina e humana, perfeitas e indivisíveis. As duas naturezas não se misturam, nem se confundem, mas estão unidas em uma única pessoa

2 comentários em “União hipostática”