Chiese Cristiane Italiane nel Nord Europa

A Chiese Cristiane Italiane nel Nord Europa (CCINE) ou Igrejas Cristãs Italianas no Norte da Europa é uma denominação pentecostal fundada em vários países durante a onda de migração italiana para o Norte da Europa após a Segunda Guerra Mundial.

Surgiu como Opera Evangelica Italiana e sua história resulta do esforço dedicado de personalidades como Maria Zullo, Matthew De Santis, Elizabeth De Santis e Eugenio Palma. Inicialmente concentrada na Bélgica, a CCINE expandiu o seu alcance para a Alemanha, França, Inglaterra, Suíça e Ucrânia.

As raízes da CCINE remontam a 1952, quando Maria Zullo, missionária da CCNA, ajuntou um grupo de crentes italianos para a Bélgica. O movimento ganhou força com o apoio de missonários como Eugenio Palma, Matthew De Santis e Pasquale Vozza. Nos anos seguintes, o CCINE estendeu o seu alcance à Alemanha e à França, estabelecendo numerosas congregações e promovendo um sentimento de unidade entre os imigrantes italianos.

Em 1968, reconhecendo a necessidade de uma estrutura organizacional, a CCINE formou uma comissão para supervisionar as suas crescentes operações. O primeiro Encontro Internacional Italiano aconteceu em Liège, Bélgica, em 1964, solidificando a identidade da organização.

Atualmente, o CCINE é composto por 70 ministros e aproximadamente 60 colaboradores ativos que trabalham colaborativamente em mais de uma centena de comunidades. A organização mantém laços estreitos com a Assemblee di Dio in Italia (ADI), a International Fellowship of Christian Assemblies (IFAC), a Chiese Pentecostali del Canada (CAOG) e outras igrejas italianas em todo o mundo. 

A Chiese Cristiane Italiane nel Nord Europa adere a um conjunto de crenças fundamentais enraizadas na doutrina cristã. Creem na natureza trinitária de Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – bem como a inspiração e autoridade divina da Bíblia. Considera o estado decaído da humanidade, enfatizando a necessidade de salvação através da fé em Jesus Cristo. No centro da sua fé está a convicção de que Jesus, nascido da Virgem Maria, viveu uma vida sem pecado, ofereceu-se como sacrifício pela redenção e ressuscitou dos mortos. Esperam pelo retorno iminente de Jesus Cristo, juízo final e a destruição de Satanás.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário