O livro dos Jubileus é uma obra parabíblica composta em hebraico nos meados do século II a.C. Chamada de Leptogenesis (Gênesis menor), é uma paráfrase de Gênesis e do Êxodo até a revelação da Lei, narrado em segunda pessoa.
É canônico entre os cristãos ortodoxos e Beta Israel etíopes e parece ter tido autoridade na comunidade de Qumran, onde foram encontrados vários manuscritos.
O livro registra uma preocupação com os festivais.
BIBLIOGRAFIA
Adorno, Marcela V. Saens. O Livro dos Jubileus: O Pequeno Gênesis revelado a Moisés no Sinai (Série Apocalipses e Visões). Editado por Per Uys. São Paulo: Ad Caelos, 2025.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica
2 comentários em “Livro dos Jubileus”