Hans Urs von Balthasar

Hans Urs von Balthasar (1905-1988) foi um teólogo e escritor católico suíço.

Balthasar foi ordenado padre jesuíta, mas deixou a ordem para servir como padre diocesano.

A teologia de Balthasar enfatizou a beleza e o mistério de Deus, e sua abordagem da teologia foi fortemente influenciada pelas obras de místicos e poetas. Combinava a teologia, literatura e arte. além de explorar a relação entre teologia e estética.

Balthasar discutiu o cumenismo e pelo diálogo com outras tradições religiosas, incluindo o protestantismo e a ortodoxia oriental. Seu pensamento influenciou o Concílio Vaticano II e serviu como consultor teológico especializado durante o concílio.

A teologia de Balthasar foi elogiada por sua criatividade e amplitude, bem como por sua ênfase na importância da fé e da razão na compreensão do divino.

“Explorações em Teologia” explora os aspectos fundamentais da fé cristã.

“Palavra que se fez carne” (Volume 1) discute a encarnação de Cristo e a importância de a Palavra se tornar carne para redimir a humanidade. Balthasar enfatiza a unidade da natureza divina e humana em Cristo e como essa unidade é o fundamento da fé cristã.

“Esposa da Palavra” (Volume 2) discute o papel da Igreja como a noiva de Cristo e como a Igreja participa da missão de salvação de Cristo. Balthasar também explora a relação entre a Igreja e o mundo.

“Espírito Criador” (Volume 3) discute o papel do Espírito Santo na criação, na redenção e na Igreja. Balthasar enfatiza a importância do Espírito Santo na vida do crente e da Igreja.

“Espírito e Instituição” (Volume 4) discute a relação entre o Espírito Santo e as estruturas institucionais da Igreja. Balthasar explora como o Espírito Santo trabalha dentro da Igreja para guiá-la e transformá-la.

Em volumes suplementares aparecem esclarecimentos. “Epílogo” resume os principais temas do livro, enfatizando a unidade da fé cristã e a importância de uma teologia cristocêntrica.”Elucidações” fornece maior esclarecimento e discussão de alguns dos principais conceitos do livro, incluindo a relação entre fé e razão, a natureza da revelação e o papel da Igreja no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: