A Escola Histórico-Redentora, História da Redenção ou Histórico-Redentiva é uma abordagem interpretativa, sistema teólogico de teoloa bíblica que busca entender toda a Bíblia como uma narrativa unificada do plano de Deus para a redenção.
Parte de um pressuposto de natureza progressiva da revelação de Deus, seu caráter objetivo e a importância de compreender o contexto histórico e cultural de cada passagem dentro desse plano.
A Escola Histórico-Redentiva vê toda a Escritura em termos do desdobramento da revelação da aliança da graça de Deus que culmina em Cristo, o Messias e Mediador dessa aliança. Assim, enfatiza a importância de ver Cristo como o centro da narrativa bíblica, com todos os planos e propósitos de Deus apontando para Ele. Essa abordagem vê as diferentes alianças na Bíblia como parte de uma aliança abrangente de redenção, com Cristo como o cumprimento final dessa aliança. No entanto, cada aliança era a expressão de uma única convenção maior e economia de salvação: a graça. O desdobramento da revelação da aliança da graça como a única narrativa das Escrituras.
Nos Estados Unidos começou na década de 1940, difundida por Geerhardus Vos, mas remonta aos teólogos reformados holandeses do século XIX.
BIBLIOGRAFIA
Gaffin, Richard B. Jr., ed., Geerhardus Vos, Redemptive History and Biblical Interpretation (Phillipsburg, New Jersey: P & R Publishing, 2001.