Milla Clemensdotter

Milla Clemensdotter (1812–1892) ou Maria da Lapônia foi uma renovadora da Igreja Luterana Sueca. Uma nativa sami, teve uma influência significativa na vida espiritual de Lars Levi Laestadius.

Quando nasceu, seu pai era alcoólatra e a família perdeu todas as suas propriedades. Após a morte de seu pai em 1817, sua mãe se casou novamente. Aos seis anos foi morar com diversas famílias, passando por vários sofrementos.

Mais tarde,Maria juntou-se a um movimento de avivamento marcado por influências pietistas e morávias, parte de um grupo conhecido como “Leitores”. Em 1840 casou-se. Quatro anos depois encontrou e influenciou Lars Levi Laestadius, dando origem ao laestadianismo.

Em 1865, o casal vivia em Halmøya em Flatanger (então parte de Fosnes) e em Namdalen como nômades pastores de renas.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Uma consideração sobre “Milla Clemensdotter”

Deixe um comentário