Martin Chemnitz

Martin Chemnitz ou Kemnitz, (1522- 1586) teólogo luterano alemão. Apelidado de “o segundo Martinho” [Lutero], efetivamente foi quem as igrejas luteranas em uma tradição teológica comum.

Estudou na Universidade de Wittenberg, protegido por Philipp Melanchthon. Em 1550 mudou-se para Königsberg, para ser bibliotecário do duque Alberto da Prússia. De volta à Wittenberg em 1553, foi pastor e começou a dar palestras sobre os Loci communes rerum theologicarum de Melanchthon, além de ser coadjutor e depois superintendente das igrejas luteranas de Braunschweig.

Em 1568 iniciou uma década de trabalho com o teólogo Jakob Andreä para unificar o luteranismo alemão. O resultado foi a Fórmula de Concórdia (1577), marco da ortodoxia luterana.

Chemnitz question a canonicidade da antilegômena e sua autoridade para avaliação doutrinária, mas consideram esses livros úteis à fé. Articulou a doutrina luterana da presença real do corpo e sangue de Cristo na Eucaristia. Acentua a relação entre as naturezas divina e humana de Cristo. Fez uma análise crítica do Concílio de Trento, além de um comentário sobre Loci communes, de Melanchthon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: