Crítica da redação

A crítica da redação ou crítica editorial (Redaktionsgeschichte) tenta descrever como se processou a transmissão escrita adequando o texto para audiências posteriores.

Um exemplo é a redação do Cronista sobre recenseamento de Israel feito por Davi, o qual emprega 2 Samuel 24 para redigir 1 Crônicas 21. Outro exemplo é a comparação das práticas editoriais do lamento registrado tanto e Salmo 18 e em 2 Sam 22.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Uma consideração sobre “Crítica da redação”

Deixe um comentário