Uma libação é um derramamento de um líquido ou de grãos como oferenda para sacrífico a uma divindade ou um brinde em honra a uma figura célebre ou aos mortos.
As libações tinham um caráter pacífico, tanto que o termo grego para libação, σπονδή (spondê), passou a significar tratado de paz.
Em Gn 35:14 Jacó fez uma libação sobre a coluna de pedra. Em Is 3:12 aparece o sofrimento do Servo como uma libação. Jesus associa o cálice com a libação de seu sange (Lc 22:20) e Paulo equipara seu sacrifício como uma libação em benefício dos filipenses (Fp 2:17).
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica