Escola de Nisibis

A Escola de Nisibis foi fundada por volta de 350 por Jacó de Nisibis no norte da Mesopotâmia. Naquela época Nisibis estava no centro da região de língua siríaca, mas ainda dentro do Império Romano.

Em 363, quando Nisibis caiu nas mãos dos persas, Efrém, o Sírio, acompanhado por vários professores, partiu para a Escola de Edessa.

Durante a expansão islâmica a partir de 632 Nisibis caiu sob o domínio dos muçulmanos. Tornou-se centro de tradução de obras filosóficas, científicas e teológicas gregas para o siríaco e para o árabe.

A escola entrou em declínio depois de um forte terremoto no século VIII.

BIBLIOGRAFIA

Adam H. Becker (eds.): Sources for the History of the School of Nisibis.  Translated Texts for Historians. University of Liverpool, 2008.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário