Reinhold Niebuhr

Karl Paul Reinhold Niebuhr (1892–1971) foi um teólogo americano, eticista, intelectual público e professor do Union Theological Seminary.

Inicialmente um ministro voltado à classe trabalhadora na década de 1920, com orientações pacifistas e o socialistas, seu pensamento evoluiu durante a década de 1930 para a teologia neo-ortodoxa e a posição de teologia pública do realismo cristão.

Niebuhr criticou tanto os liberais pelos seus pressupostos ingênuos contradições da natureza humana e do otimismo do Evangelho Social, quanto conservadores pelas suas visões ingênua das Escrituras.

Na filosofia política empregou a teologia para defender o realismo político, com impactos na teoria das relações internacionais.

Niebuhr compôs a Oração da Serenidade, popularizada pelos Alcoólicos Anônimos. Participou do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, enquanto atuava como professor visitante em Harvard e Princeton.

Como seu irmão, o teólogo H. Richard Niebuhr, era membro do Sínodo Evangélico da América do Norte, denominação que depois fundiria na Igreja Unida de Cristo.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário