Frederick Fyvie Bruce (1910-1990) foi um exegeta e helenista britânico, além de especialista no Novo Testamento e em estudos paulinos.
Nascido em Elgin, Escócia, o primogênito de sete filhos. Criado na tradição evangélica dos Irmãos Abertos, seu pai era um ancião. Mais tarde disse que em seus estudos nunca teve de desaprender aquilo que seu pai lhe ensinara como ministro.
Estudou na Universidade de Aberdeen e na Universidade de Cambridge, onde se formou em Clássicos. Mais tarde, prosseguiu os estudos na Universidade de Viena com a intenção de obter o doutoramento. No entanto, surgiu uma oportunidade quando lhe foi oferecido o cargo de professor assistente de grego na Universidade de Edimburgo. Para garantir o emprego e ter meios de se casar com Betty Davidson, Bruce aceitou a oferta.
Durante sua estada em Edimburgo (1935-38) e como professor de grego na Universidade de Leeds (1938-1947), o foco acadêmico de Bruce mudou dos clássicos para os estudos bíblicos. Colaborou com W.E. Vine, outro biblista dos Irmãos, ao revisar o Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento de Vine em 1939.
Em 1947, Bruce assumiu a recém-criada cátedra de estudos bíblicos na Universidade de Sheffield, cargo que ocupou até 1959, quando fez assumiu a cátedra de crítica e exegese bíblica na Universidade de Manchester, onde permaneceu até sua aposentadoria em 1978.
Uma figura notável na comunidade acadêmica, F.F. Bruce serviu como presidente da Sociedade para Estudo do Antigo Testamento e da Sociedade para Estudo do Novo Testamento. Ele ocupou cargos editoriais no The Evangelical Quarterly (1949-1980) e no Palestine Exploration Quarterly (1957-1971). Foi editor geral do The New International Commentary on the New Testament, onde também contribuiu com volumes sobre Atos e Hebreus, além de ser coautor de volumes sobre Efésios e Colossenses.
Bruce e sua esposa, Betty fizeram longas viagens, combinando compromissos de ensino com visitas familiares. Passaram tempo em Newfoundland, Uganda, Austrália, além das estadias frequentes na América do Norte, principamente em Vancouver.
Foi durante toda sua vida membro do Movimento dos Irmãos.
