Gian Battista Frizzoni

Gian Battista Frizzoni (1727-1800) foi um pastor pietista reformado no cantão dos Grisões, na Suíça italian e reto-romanche.

Frizzoni foi um pastor da aldeia engadina de Celerina, onde se dedicou à pregação e ao evangelismo. Aderiu ao pietismo e propagou-o ao nos vales suíços dos Grisões, primeiro em Bregaglia e depois em Engadine. A casa de Frizzoni tornou-se uma parada regular para os missionários morávios.

O avivamento evangélico de Frizzoni deu origem a novos círculos domésticos de estudos bíblicos por membros leigos.

A contribuição musical de Frizzoni influenciou a hinódia protestante, tanto romanche quanto alemã.

BIBLIOGRAFIA

Holger Finze-Michaelsen (a cura di), Gian Battista Frizzoni (1727-1800) Ein Engadiner Pfarrer und Liederdichter im Zeitalter des Pietismus, Verlag Bündner Monatsblatt, Coira 1999.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário