Gisbertus Voetius ou Gijsbert Voet (1589-1676) foi um teólogo reformado holandês nascido em 1589.
Voetius estudou teologia em Leiden e serviu como ministro reformado em Vlijmen e Heusden. Em 1634, ele fundou a Universidade de Utrecht, onde se tornou professor de línguas semíticas e teologia até sua morte em 1676. Voetius foi o primeiro protestante a escrever uma teologia abrangente da missão e lidou com questões de missão no sínodo nacional de Dordrecht em 1618- 1619.
Sustentava que os objetivos da missão eram a conversão de incrédulos, hereges e cismáticos, e o estabelecimento de igrejas para glorificar e manifestar a graça divina. As igrejas missionárias, argumentava, não deveriam ser subordinadas às igrejas enviadas na Europa. Seu modelo de missão eclesiástica contrastava com o modelo William Carey de missão por meio de agências paraeclesiásticas.
Também escreveu um tratado sobre liberdade religiosa em 1643. Além de seu trabalho missionário, Voetius era conhecido por seus escritos polêmicos contra os proponentes do catolicismo romano, arminianismo e cartesianismo.
BIBLIOGRAFIA
Beeke, Joel. “Gisbertus Voetius: Toward a Reformed Marriage of Knowledge and Piety.” Christianity & Society 10, no. 1 (January 2000): 117-147.
Gisbertus Voetius: Toward a Reformed Marriage of Knowledge and Piety. Grand Rapids, MI: Reformation Heritage Books, 1999.