Evangelho de Barnabé

O Evangelho de Barnabé é uma obra apócrifa noticiada a partir do Renascimento na Europa. É pseudoepigraficamente atribuído a Barnabé.

As origens exatas do Evangelho de Barnabé não são claras. Uma hipótese é que teria sido escrito no século 16 na Itália ou na Espanha, possivelmente por um muçulmano convertido ao cristianismo ou um cripto-muçulmano. Outra hipótese que seria uma falsificação medieval, com algumas semelhanças com elementos islâmicos, destinada a desafiar e minar as crenças cristãs.

O Evangelho de Barnabé contém muitas semelhanças com os Evangelhos canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João, mas também inclui diferenças e acréscimos significativos. Retrata Jesus como um profeta e mensageiro de Deus, e não como o divino Filho de Deus. Descreve seus ensinamentos e milagres de uma forma distinta dos evangelhos canônicos

Um dos aspectos mais controversos do Evangelho de Barnabé é a representação de Judas Iscariotes como um herói e discípulo leal de Jesus, e não como um traidor. Também inclui um relato da crucificação que difere significativamente dos Evangelhos canônicos, com Judas voluntariamente tomando o lugar de Jesus na cruz. Jesus teria escapado da crucificação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: