Johann Arndt (1555-1621) foi um teólogo e escritor luterano alemão e predecessor do pietismo.
Ardnt nasceu em Ballenstedt. Estudou nas universidades de Helmstedt e Wittenberg, onde foi influenciado pelos ensinamentos de Philipp Melanchthon e Lutero. Depois, serviu como pastor em várias igrejas na Alemanha, inclusive em Ballenstedt e Eisleben.
Arndt popularizou escritos devocionais, profundamente influenciados por sua fé luterana e sua crença na importância da piedade e santidade pessoal. Sua obra “Vier Bücher vom wahren Christentum” (Quatro livros sobre o verdadeiro cristianismo), foi publicada pela primeira vez em 1605 e continua ser lido para edificação. O livro enfatizou a importância da fé, do arrependimento e do Espírito Santo na vida cristã e influenciou muitos escritores e teólogos subsequentes nas tradições pietistas e devocionais.
Apesar de sua popularidade como escritor, Arndt também foi controverso durante sua vida. Alguns de seus pontos de vista sobre a santidade cristã e o misticismo foram criticados por outros teólogos como sendo muito extremos. Ele foi brevemente exilado de sua posição como pastor em Eisleben em 1609. No entanto, seus escritos continuaram a ser amplamente lidos e influentes.