Johann Jakob Wettstein

Johann Jakob Wettstein (1693-1754) foi um teólogo suíço e biblista.

Wettstein estudou na Universidade de Basel, onde acabou se tornando professor de teologia.

Wettstein fundamentou a crítica textual do Novo Testamento. Ele publicou uma edição em dois volumes do Novo Testamento grego em 1751, que incluía um aparato crítico, ou notas, que comparava cerca de 200 diferentes manuscritos e versões do texto. Ele também publicou vários trabalhos sobre a história do texto do Novo Testamento e os princípios da crítica textual.

Classificou os manuscritos em unciais, minúsculas e lecionários. Listou as variantes, anotando-as em um sistema complexo de aparato.

A abordagem de Wettstein à crítica textual enfatizou a importância de examinar as evidências dos primeiros manuscritos e versões do texto, bem como as evidências internas do próprio texto. Demonstrou que o texto do Novo Testamento foi corrompido ao longo do tempo por copistas que cometeram erros e alterações no texto original. Tal sistema seria revisado por C. R. Gregory (1846-1917).

Sua edição crítica do Novo Testamento grego e seus princípios de crítica textual foram usados ​​por estudiosos posteriores, como Johann Albrecht Bengel e Johann Salomo Semler, em seu próprio trabalho sobre o texto do Novo Testamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: