Jean-Fréderéric Ostervald 

Jean-Frédéric Ostervald (1663-1747) foi um pastor e teólogo reformado suíço, nascido em Neuchâtel em 1663.

Ostervald estudou em Zurique, Saumur e Paris antes de se tornar pastor em vários locais. Sua abordagem ao cristianismo era moderada, enfatizando seus aspectos racionais e éticos.

Sua obra, Compendium Theologiae Christianae, foi um resumo sistemático e conciso da teologia cristã que visava tornar as complexidades da teologia acessíveis a um público mais amplo. A obra foi amplamente utilizada como livro-texto em seminários e universidades protestantes.

Ostervald defendia a tolerância religiosa e sua oposição à perseguição de minorias religiosas. Ele acreditava que a diversidade religiosa não era uma ameaça à unidade da Igreja, mas sim um sinal de sua força.

Ostervald morreu em Neuchâtel, deixando um legado como uma figura de destaque na vertente moderada e racionalista da teologia cristã. Suas obras continuam a ser estudadas e apreciadas por estudiosos no campo da teologia e estudos religiosos.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário