Atos 29 ou O Capítulo Perdido dos Atos dos Apóstolos, também conhecido como Manuscrito Sonnini, é um pequeno texto espúrio que afirma ser a tradução de um manuscrito contendo o capítulo 29 dos Atos dos Apóstolos.
Descreve a jornada do apóstolo Paulo à Britannia, onde teria pregado a uma tribo de israelitas no “Monte Lud” e se encontrou com druidas.
O texto apareceu pela primeira vez em Londres em 1871, mas é amplamente considerado uma fraude. Sequer há evidências da existência do manuscrito. Uma análise ideológica identifica autoria de algum participante do movimento anglo-israelita.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica