Kazoh Kitamori

Kazoh Kitamori (1916-1998) foi um teólogo japonês.

Foi professor no Tokyo Union Theological Seminary e ministro da
Kyodan Church (Igreja Unida de Cristo no Japão).

Kitamori discorreu sobre o conceito de “teologia da ferida”, enfatizando a importância do sofrimento de Cristo na compreensão da redenção. Seu livro “Theology of the pain of God” encontrou audiências mesmo entre não cristãos e fora do Japão.

No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, Kazoh Kitamori, explorou o conceito de sofrimento divino. Kitamori enfatiza o conflito interno de Deus, dividido entre a natureza divina da justiça e da compaixão. Enquanto a justiça de Deus exige ira contra os pecadores, a compaixão de Deus anseia por sua redenção. A vontade eterna de Deus é criar e amar a humanidade, mesmo diante de seus pecados. No entanto, o santo amor de Deus também requer justiça e ira contra o pecado. Isso cria um conflito interno dentro de Deus entre justiça e amor, ira e graça. Por fim, o amor triunfa e Deus se sacrifica na cruz para estender a graça aos pecadores. Kitamori argumenta que a superação da ira e do amor por Deus envolve também a superação do sofrimento humano. Ao carregar os fardos dos outros e compartilhar a mensagem do amor divino, participamos da dor de Deus.

Este conceito é prefigurado no Antigo Testamento e plenamente realizado no sacrifício de Cristo na cruz, onde Deus vence a ira com amor. A ênfase está na vitória do amor em vez de satisfazer a ira. A cruz abre caminho para nossa reconciliação com Deus e a restauração da vida divina.

BIBLIOGRAFIA

Kitamori, Kazoh. Theology of the Pain of God. Eugene, OR: Wipf and Stock, 2005.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário