Nestório

Nestório (c.386-c.451) foi um dos primeiros bispos de Constantinopla, entre 428 e 431, além de expoente de uma cristologia condenada pelas igrejas do mundo do Mediterrâneo

Nascido em uma família persa em Germanicia, Síria (hoje Maras, Turquia), teve um influência antioquena em sua formação. Ensinou uma doutrina que enfatizava a dualidade das naturezas de Cristo, levando à crença de que eram duas pessoas vagamente unidas, o que foi condenado como herético pelo concílio de Éfeso. Nestório foi exilado e passou seus últimos anos defendendo seus ensinamentos. Morreu em Panópolis, Egito.

Os ensinamentos de Nestório e sua controvérsia foram amplamente documentados na história da igreja. Suas opiniões sobre a natureza de Cristo e sua oposição ao título Theotokos (“Portadora de Deus”) levaram à sua condenação e exílio. Apesar de seus protestos e repúdio à heresia, o nome de Nestório tornou-se associado à controvérsia cristológica e à heresia do Nestorianismo. A Igreja do Oriente ou Assíria, incorretamente chamada de Igreja Nestoriana, continua a ter alta estima por Nestório e rejeita o título de Theotokos para a Maria.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário