As sete pragas do fim dos tempos (ou os “cálices da ira”, também “taças da ira”) designam uma unidade temática no Apocalipse de João. Depois das visões dos sete selos (Ap 6) e das sete trombetas (Ap 8-9) seguem as sete pragas (Ap 15-16). As pragas emergem da sétima trombeta e fazem parte do julgamento de Deus no fim dos tempos.
As sete pragas do Apocalipse de João são:
- Primeiro cálice: uma praga de gafanhotos.
- Segundo cálice: a água do mar torna-se em sangue com a morte de toda a vida marinha.
- Terceiro cálice: os rios e nascentes se transformam em sangue.
- Quarto cálice: o sol queima as pessoas com grande calor.
- Quinto cálice: o reino da besta é obliterado com uma grande treva.
- Sexto cálice: a seca afeta o rio Eufrates enquanto os exércitos se preparam para uma guerra mundial.
- Sétimo cálice: um terremoto destrói todas as ilhas e montanhas;enquanto um grande granizo cai sobre a terra.
Essas não são as únicas pragas do Apocalipse Uma série de desastres seguriam ao toque das primeiras cinco trombetas, os quais também lembram as pragas do Êxodo, infligidas ao Egito enquanto Israel estava escravizado (Êxodo 7:14-12:32):
No Livro do Apocalipse, os primeiros cinco julgamentos da trombeta são descritos em Apocalipse 8:6-9:12. Cada toque de trombeta é seguido por um desastre ou praga específico. Aqui está um resumo dos desastres associados às primeiras cinco trombetas:
- Primeira Trombeta (Apocalipse 8:7): Granizo e fogo misturado com sangue são lançados à terra, queimando um terço das árvores e toda a a vegetação verde.
- Segunda Trombeta (Apocalipse 8:8-9): Uma grande montanha ardendo em fogo é lançada ao mar, fazendo com que um terço do mar se transforme em sangue, um terço das criaturas vivas no mar morram e um terço dos navios sejam destruídos.
- Terceira Trombeta (Apocalipse 8:10-11): Uma grande estrela, ardendo como uma tocha, cai do céu sobre um terço dos rios e fontes de água, tornando-os amargos e venenosos, resultando na morte de muitas pessoas que bebem deles.
- Quarta Trombeta (Apocalipse 8:12): Um terço do sol, da lua e das estrelas são atingidos, fazendo com que sejam escurecidos em um terço, reduzindo sua luz durante o dia e a noite.
- Quinta Trombeta (Apocalipse 9:1-12): Uma estrela cai do céu para a terra e recebe a chave do abismo. Ao abrir o poço, a fumaça sobe como a de uma grande fornalha, escurecendo o sol e o ar. Da fumaça emergem gafanhotos, atormentando por cinco meses aqueles que não têm o selo de Deus na testa.
Estes julgamentos de trombeta fazem parte da série de julgamentos divinos derramados sobre a terra durante o fim dos tempos, conduzindo ao julgamento final e ao estabelecimento do reino de Deus.

a primeira praga do apocalipse está no capítulo 16:2, e homens portadores da marca da besta e adoradores da sua imagem, sobrevieram úlceras malignas e perniciosas.
CurtirCurtir