Os Eunomianos, também conhecidos como Anomoanos ou Heterousianos, eram seguidores de Eunômio, um bispo de Cízico do século IV.
Os eunomianos acreditavam em uma total assimetria dentro da Santíssima Trindade, afirmando que somente o Pai possuía o atributo de não gerado (ser sem origem) enquanto considerava o Filho e o Espírito Santo como seres criados, sendo funcionalmente subordinado. Enfatizavam uma definição precisa da essência de Deus e frequentemente eram associados ao arianismo extremo.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica