Johannes, também conhecido como Erígena (c. 800–c. 877), foi um teólogo irlandês do início do período monástico e
Como o filósofo mais distinto da era carolíngia, Erígena desenvolveu um neoplatonismo cristão único, baseado em fontes gregas e latinas. A cosmologia de Eriugena centrou-se na ideia de um Deus infinito e transcendente que procede das trevas para a luz, trazendo a criação e causando seu retorno. Sua obra principal, Periphyseon, teve um impacto limitado durante seu tempo, mas influenciou neoplatônicos posteriores como Meister Eckhart e Nicolau de Cusa. Reavivada no século XIX, a importância de Erigena como pensadora especulativa foi reconhecida.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica