Peter dell’Aringa

Peter dell’Aringa ou Pietro dell’Aringa (1893-1980) foi um pioneiro, teólogo, missionário e ancião da Obra pentecostal italiana.

Nascido em Porcari, em Lucca, emigrou com seus pais para Chicago em 1905. Lá, seus pais Daniel e Angeline Dell’Aringa conheceram e passaram a congregar em uma comunidade livre, a chamada “igreja dos toscanos”, também constituída por muitos compatriotas de Lucca.

Em 1907 Peter passou por uma experiência de converter-se ao buscar fervorosamente o perdão divino numa última oração. Também seria batizado no Espírito Santo. No ínicio de 1908 foi batizado nas águas.

Aos quinze anos começou a pregar na igreja, a qual se tornaria a Assemblea Cristiana, além de fazer evangelismo nas ruas. Seu irmão Giulio também teve um chamado ministerial, sendo tutorado por Pietro Menconi.

Trabalhava de garçom quando teve um chamado para deixar seu trabalho e ir a New York pregar. Mudou-se para essa cidade por fé, iniciando uma missão na Rua 23 em Manhattan.

No ano seguinte, mudou-se para Philadelphia, onde colaborou com G. Marcucci e conheceu sua futura esposa, Amalia Marcucci. Tiveram três filhos. Nos anos 1920 serviu no início das igrejas de Corona (NY), Boston, Bristol (PA), West Philadelphia (PA), Reading (PA), e por último, em Malaga e Glassboro (NJ), onde serviria como ancião até o final da vida.

Nos anos 1930, Peter seria líder de uma organização denominacional que na década seguinte se fundiria com a Igreja Cristã (Italiana) da América do Norte. Suas congregações de Malaga e Glassboro hospedariam convenções e escolas bíblicas de verão. Dessas escolas bíblicas surgiria o Pine Grove Bible Institute, do qual foi diretor.

Dos anos 1950 aos 1970, o casal foi missionário na Tunísia. Nessa época, Peter dell’Aringa esboçou um tratamento sistemático da doutrina ensinada desde o início da obra.

Deixe um comentário