A Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC) é uma versão da Bíblia em português. Consiste em diversas impressões com algumas poucas variações textuais. Pertence à família de versões da Bíblia Almeida.
A linhagem da Almeida Revista e Corrigida são as edições das sociedades bíblicas britânicas e americana. Em 1840, o capelão anglicano inglês Edward Whiteley coordenou a Almeida edição Revista e Emendada, publicada na cidade do Porto, sendo uma ligeira revisão da edição de 1693. Em 1847, esse texto passaria por outra revisão, designada Revista e Reformada, coordenada por Thomas Boy da Sociedade Bíblica Trinitariana. Em 1875, surge a edição Revista e Correcta, que corrigiu a ortografia e outros erros, revisão liderada pelo português João Nunes Chaves. Em 1894 apareceu a Edição Revista, publicada em Londres.
Em 1898 surgiu a versão Revista e Corrigida, feita em Lisboa. Combina as revisões de 1875 e 1894. Teve participação de revisores brasileiros, mas pouco se sabe sobre essa revisão, quais foram os textos bases e os critérios, como bem nota Herculano Alves. Considerando o ambiente britânico, é possível que tenha tido influências da Revised Version (RV), revisão inglesa da King James Version publicada em 1881 (Novo Testamento) e 1885 (Velho Testamento).
Seria publicada pela primeira vez no Brasil em 1944 pela Imprensa Bíblica Brasileira da Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira (JUERP). A primeira impressão teve tiragem de cerca de 22.000 exemplares. Passou por revisões ortográficas em 1966, 1995 e 2009.
Hoje há três variantes brasileiras. Uma é publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil e outra pela editora Geográfica, esta última com copyright da Imprensa Bíblica Brasileira. Outra edição é feita pela Casa Publicadora Paulista. Essas edições são virtualmente idênticas, com notável exceção em 1 João 1 e 1 Coríntios 13. Há ainda a edição da Sociedade Bíblica de Portugal.
A Almeida Revista e Corrigida serviu de base para as versões Almeida Revista e Atualizada (1959), Almeida Revisada de acordo com os Melhores Textos em Hebraico e Grego (1968, 1986), a Almeida Edição Contemporânea (1990), Almeida Corrigida e Fiel (1994), Almeida 21 e Nova Almeida Atualizada. Essas novas versões ganharam seus públicos, mas a Almeida Revista e Corrigida ainda mantém sua audiência, sendo a versão distribuída pela Congregação Cristã no Brasil.
