Diálogo com Trifo

O Diálogo com Trifo ou Diálogo de Trifão é uma obra cristã apologética composta por Justino Mártir no século II.

Justino teria debatido com o um judeu, Trifo ou Trifão. Talvez seja uma personagem criada meramente para fins literários, mas há a possibilidade de seja o quase contemporâneo rabino Tarfão.

No Diálogo, Justino argumenta que o cristianismo é a nova lei para todos os homens, além de fundamentar nas Escrituras que Jesus é o Messias.

É a primeira grande obra da tipologia cristã, também um registro do embate entre o cristianismo e do nascente judaísmo rabínico. Nela, elabora sua doutrina do Logos, que, como Cristo, esteve presente em muitas epifanias do Antigo Testamento e garante a unidade da inspiração das escrituras. Por vezes, sua interpretação tipológica não faz jus ao texto citado. Acabou por influenciar o modo de recepção cristã do Antigo Testamento até o advento da exegese crítica.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário