Atrição ou contrição imperfeita é a tristeza e aversão ao pecado motivada pela malícia do pecado ou pelo medo do inferno e dos castigos de Deus.
Alan de Lille (m. 1202) considera a atrição um descontentamento pelo pecado, mas não profundo o suficiente para levar o pecador a um firme propósito de arrempendimento genuino.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica