Novo Testamento Grego de Colines

O Novo Testamento Grego de Colines foi editada por Simon de Colines em 1534, pertencendo à família do Textus Receptus.

Simon de Colines (c. 1480 – 1546), ou Colinaeus, era um impressor e estudioso radicado em Paris. Notavelmente o padrasto de Robert Estienne. Após a morte do sócio Henri Estienne em 1520, Simon de Colines assumiu a responsabilidade pelo estabelecimento de impressão, mas em 1526 Robert Estienne assumiu a gráfica e Colines estabeleceu outra casa publicadora.

O Testamento Grego impresso por Simon de Colines em 1534 inovou nos estudos bíblicos. Foi a primeira tentativa de produzir um texto grego com aparato crítico do Novo Testamento. Esta edição baseou-se em várias fontes, incluindo a Poliglota Complutense e a terceira edição de Erasmo de 1522, além de incorporar evidências manuscritas em ao menos 52 leituras não encontradas em textos anteriores.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Uma consideração sobre “Novo Testamento Grego de Colines”

Deixe um comentário