Ló, em hebraico לוֹט, “cobertura”, um dos patriarcas de Gênesis.

Neto de Terá, (Gênesis 11:27-31), Ló era filho de Harã e, portanto, sobrinho de Abraão, com quem imigrou da Mesopotâmia com família e rebanhos para Canaã, onde se estabeleceram. Abraão como patriarca pastor, Ló como patriarca morador da cidade de Sodoma (Gênesis 13:12).

De acordo com Gênesis 19:1-29, Ló residia em Sodoma quando Deus decidiu destruir a cidade. Dois anjos foram enviados para avisar Ló e sua família sobre a iminente destruição. Ló acolheu os anjos em sua casa, mas os homens de Sodoma, cercaram a casa exigindo que Ló entregasse os visitantes. Em um ato desesperado para proteger os anjos, Ló ofereceu suas filhas à multidão.

Os anjos intervieram, cegando os homens de Sodoma e conduzindo Ló e sua família para fora da cidade. Eles receberam ordens expressas para não olhar para trás enquanto fugiam. No entanto, a esposa de Ló desobedeceu a essa ordem e, como consequência, foi transformada em uma estátua de sal.

Após a destruição de Sodoma e Gomorra, Ló e suas filhas se refugiaram em uma caverna. Temendo que não houvesse mais homens na terra para garantir sua descendência, as filhas de Ló embebedaram o pai e tiveram relações sexuais com ele. Dessa união incestuosa nasceram Moabe e Ben-Ami, que se tornaram ancestrais dos moabitas e amonitas, respectivamente (Gênesis 19:30-38).

Jesus faz referência à história de Ló e Sodoma no Evangelho de Lucas (Lc 17:28-30), comparando a destruição da cidade com o que aconteceria no dia do juízo final. Ele também adverte sobre a obediência, relembrando o destino da esposa de Ló que olhou para trás (Lc 17:32).

Deixe um comentário