Amônio de Alexandria

Amônio de Alexandria foi um filósofo e exegeta cristão do século III d.C., possível autor de uma harmonia dos Evangelhos e as chamadas “Seções Amônianas” (Ammonian Sections), um sistema que alinha e compara passagens paralelas dos quatro Evangelhos. Este método influenciou significativamente a exegese cristã e serviu como base para os Cânones de Eusébio, uma ferramenta que facilitava a navegação entre os Evangelhos sinóticos.

De acordo com Matthew Crawford, Amônio de Alexandria, mencionado neste contexto, não deve ser confundido com Amônio Sacas, o filósofo neoplatônico alexandrino. Este Amônio pode ter sido um professor de Orígenes, um dos grandes pensadores cristãos da Antiguidade. Crawford sugere que seria um erudito de formação peripatética que eventualmente se converteu ao cristianismo. Supostamente, Amônio produziu uma sinopse dos primeiros Evangelhos, organizando textos de Mateus, Marcos, Lucas e João em colunas paralelas, com o Evangelho de Mateus servindo como referência principal. Este trabalho, embora perdido, teria influenciado tanto a interpretação bíblica de Orígenes quanto os métodos exegéticos posteriores.

BIBLIOGRAFIA

Matthew R. Crawford, “Ammonius of Alexandria, Eusebius of Caesarea, and the Origins of Gospels Scholarship,” New Testament Studies 61.1 (2015): 1-29.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário