Matthew Henry

Matthew Henry (1662 –1714) foi um ministro não-conformista britânico e autor de um extenso comentário bíblico em seis volumes, Exposition of the Old and New Testaments.

Nasceu prematuramente em Broad Oak, uma propriedade rural localizada na divisa entre Flintshire e Shropshire, no País de Gales. Foi batizado no dia seguinte ao nascimento. Seu pai, Philip Henry, era um clérigo da Igreja da Inglaterra que perdeu seu cargo após a aprovação do Ato de Uniformidade de 1662. Apesar das dificuldades financeiras decorrentes dessa situação, Philip Henry conseguiu proporcionar uma educação sólida ao filho.

Desde cedo, Matthew Henry demonstrou um interesse pelo aprendizado. Aos nove anos, já dominava o latim e conseguia ler partes do Novo Testamento em grego. Continuou seus estudos com tutores particulares e mais tarde ingressou no Gray’s Inn, uma das instituições de formação jurídica em Londres, mas decidiu seguir a carreira ministerial.

Aos 23 anos, iniciou seu ministério como pregador. Serviu em diversas localidades, incluindo Chester, onde permaneceu por mais de duas décadas. Durante sua vida, escreveu várias obras, entre elas A Method for Prayer. No entanto, foi seu comentário bíblico que consolidou sua reputação.

Matthew Henry começou a trabalhar no comentário bíblico em 1704. Não viveu para completá-lo, cobrindo apenas os livros de Gênesis a Atos. Seus colegas, utilizando anotações e escritos deixados por ele, finalizaram os livros de Romanos a Apocalipse.

O comentário de Matthew Henry é conhecido por sua abordagem versículo por versículo, trazendo observações detalhadas e aplicações práticas das Escrituras. É considerado um clássico da literatura evangélica e influenciou gerações de pregadores e fiéis ao redor do mundo.

Deixe um comentário