Daniel C. O. Opperman

Daniel Charles Owen Opperman (1872–1926) foi um pioneiro pentecostal.

Opperman nasceu em Clinton Township, Elkhart County, Indiana em uma família da Igreja dos Irmãos Batistas Alemães, conhecidos como “Dunkards”. Após a morte de seu pai em 1887, assumiu a responsabilidade pela fazenda da família e pelo sustento de sua mãe viúva e irmãos.

Opperman estudou em várias instituições, incluindo Manchester College em North Manchester, Indiana, e Brethren College em Mount Morris, Illinois. Em 1899, ingressou no Moody Bible Institute em Chicago, onde entrou em contato com os ensinamentos de John Alexander Dowie, fundador da cidade de Zion, Illinois. Tornou-se membro da Igreja Católica Apostólica Cristã de Dowie e, posteriormente, dirigiu o programa educacional da cidade de Zion.

Casou-se com Ella Syler em 1900, que faleceu em 1901, após o nascimento de seu filho, Daniel Paul. Apesar da perda, continuou a ensinar e evangelizar.

Em 1905, devido a um diagnóstico de tuberculose, mudou-se para o Texas em busca de um clima mais favorável à sua saúde. Lá, conheceu Charles F. Parham, figura central do movimento pentecostal, e passou a pregar a mensagem pentecostal, incluindo cura divina e batismo no Espírito Santo. Recebeu o batismo no Espírito Santo em 13 de janeiro de 1908, em Belton, Texas.

A partir de 1909, Opperman organizou uma série de escolas bíblicas de curto prazo em diversas localidades do Meio-Oeste e Sul dos Estados Unidos. Essas escolas ofereciam treinamento prático em ministério e estudo das Escrituras, sem cobrança de mensalidades ou taxas, e influenciaram a criação de instituições educacionais pentecostais permanentes.

Opperman foi membro fundador das Assembleias de Deus em 1914, onde atuou como vice-presidente. Em 1916, retirou-se devido a diferenças teológicas e assumiu a liderança do movimento pentecostal unicista, presidindo a Assembleia Geral das Assembleias Apostólicas e fundando a primeira escola bíblica pentecostal unicista em Eureka Springs, Arkansas.

Opperman exerceu impacto por meio de seu trabalho educacional e formação de líderes. Faleceu em um acidente envolvendo um automóvel e um trem em Baldwin Park, Califórnia, enquanto viajava para pregar em um culto noturno.

Uma consideração sobre “Daniel C. O. Opperman”

Deixe um comentário