Acaico, cristão do primeiro século, é mencionado em 1 Coríntios 16:17 como um dos três irmãos (junto com Estéfanas e Fortunato) que visitaram Paulo em Éfeso. Sua visita, provavelmente representando a igreja de Corinto, trouxe alívio e alegria a Paulo, que ansiava por notícias e contato com a comunidade coríntia.
É possível que Acaico e seus companheiros tenham levado consigo uma carta da igreja de Corinto para Paulo, mencionada em 1 Coríntios 7:1. Essa carta teria contido perguntas e dúvidas dos coríntios sobre diversos assuntos, como casamento, divórcio e idolatria, às quais Paulo responde em sua primeira carta aos Coríntios.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica