A eucaristia, derivada do grego eucharistia (ação de graças), refere-se à celebração da Última Ceia de Jesus, onde pão e vinho simbolizam seu corpo e sangue oferecidos pelo perdão dos pecados. Praticada inicialmente como parte da festa ágape, uma refeição comunitária dos primeiros cristãos, tornou-se um rito separado à medida que a Igreja crescia. Entre os séculos II e IV, a eucaristia foi formalizada com orações e liturgia, consolidando-se como um elemento central do culto cristão e meio de participação no sacrifício de Cristo.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica