Onri

Onri (עָמְרִי, ʿOmri), cujo nome significa “Javé é minha vida”, foi o sexto rei de Israel, governando por 12 anos (885-874 a.C.) após um período de guerra civil (1Rs 16:23). Embora a Bíblia não forneça detalhes sobre sua ascendência, Onri demonstrou grande habilidade política e militar, consolidando o reino e estabelecendo uma dinastia que duraria quatro gerações.

Onri subiu ao poder após a morte de Zimri, que havia assassinado o rei Elá (1Rs 16:16-22). Após superar a oposição de Tibni, outro pretendente ao trono, Onri estabeleceu a capital em Samaria, uma cidade estrategicamente localizada e facilmente defensável (1Rs 16:24).

Onri também é mencionado em textos assírios e na Pedra Moabita, que atestam seu poder e influência na região. Apesar de seus feitos políticos e militares, a Bíblia critica Onri por “fazer o que era mau aos olhos do Senhor” (1Rs 16:25), mantendo a idolatria e a desobediência aos mandamentos divinos.

Após sua morte, Onri foi sepultado em Samaria e sucedido por seu filho, Acabe (1Rs 16:28).

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário