Betsaida

Betsaida, que em aramaico significa “casa do pescador” ou “casa do caçador”, foi um local significativo no Novo Testamento. Era a cidade natal dos apóstolos Pedro, André e Filipe (João 1:44). Os Evangelhos registram diversos eventos importantes associados a Betsaida. Jesus curou um cego perto da vila (Marcos 8:22-26) e alimentou milagrosamente os cinco mil nas suas proximidades (Lucas 9:10-17). Apesar de testemunhar esses milagres, Betsaida, juntamente com Corazim, foi repreendida por Jesus por sua falta de fé (Mateus 11:21; Lucas 10:13).

A localização precisa da Betsaida bíblica tem sido objeto de debate acadêmico. Fontes históricas, incluindo Josefo, mencionam uma Betsaida que foi elevada à categoria de cidade e renomeada Julias por Herodes Filipe em homenagem a Júlia, filha de Augusto. Josefo situa esta cidade na Baixa Gaulanitis, perto da entrada do rio Jordão no Mar da Galileia.

Esforços arqueológicos desde o século XIX propuseram diversos locais potenciais para Betsaida. Dois concorrentes proeminentes são et-Tell, uma ruína elevada localizada a cerca de 2 quilômetros do Mar da Galileia, e el-Araj, situada mais perto da costa. Escavações em et-Tell revelaram restos substanciais desde a Idade do Ferro até o período Romano, incluindo um portão da cidade e um palácio, sugerindo um centro urbano significativo. Descobertas de artefatos relacionados à pesca em áreas residenciais indicam as atividades econômicas da cidade.

Escavações mais recentes em el-Araj desenterraram evidências de uma vila de pescadores do primeiro século e, significativamente, uma basílica da era bizantina que alguns acreditam ser a Igreja dos Apóstolos, possivelmente construída sobre a casa de Pedro. Uma inscrição grega mencionando “o chefe e comandante dos apóstolos celestiais” encontrada dentro da basílica fortalece essa identificação aos olhos de alguns estudiosos. No entanto, a distância de et-Tell do lago representa um desafio à sua identificação como uma vila de pescadores, enquanto os proponentes de el-Araj enfatizam sua localização à beira do lago e achados arqueológicos que se alinham com as tradições bizantinas sobre a casa de Pedro. O trabalho arqueológico contínuo em ambos os locais continua a contribuir para a compreensão desta importante localização bíblica.

Deixe um comentário